////

A busca por matrizes energéticas renováveis nas Américas

2 minutos de leitura
Foto: Mariana Proença via Unsplash

Energia renovável nas Américas: O relatório elaborado pela Research and Markets e intitulado “Manual de Políticas de Energia Renovável da América do Norte e do Sul de 2019”, traz informações sobre as políticas de energia renovável dos países americanos, o que inclui seus planos, programas e incentivos. Os dados trazem o panorama da energia renovável em nove países americanos – EUA, Canadá, México, Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Peru, e a Venezuela. Os EUA são ainda mais bifurcados em cinquenta estados.

Maiores investidores: Segundo o relatório, os Estados Unidos, Canadá e o Brasil encabeçam a lista de maior número de investimento em políticas e incentivos para o crescimento das energias renováveis. Estes três países também apresentam a maior capacidade instalada acumulada em seus territórios. Enquanto os EUA e o Canadá possuem grandes capacidades de várias tecnologias de energia renovável, a capacidade de energia do Brasil é dominada pela energia hidrelétrica.

Estratégias de diversificação: As tentativas de diversificar as matrizes energéticas é presente nos países americanos. O México possuí uma regulamentação federal de mediação de redes, enquanto o Canadá e os EUA buscam em níveis locais (província/estado) instaurar uma diversidade tecnológica. Já o Brasil tem implementado o modelo de net-metering, no qual pequenas e médias entidades auto-geradoras podem alimentar o excesso de eletricidade na rede e como compensação receber crédito de faturamento que pode ser usado dentro de um prazo fixo para pagar a eletricidade consumida pela entidade das redes. O ponto em comum entre estes nove países, é a tentativa dos governos de criar, apoiar e cumprir metas de energia renovável.

Para mais informações, acesse a matéria do portal O Petróleo.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog