////////

Áreas protegidas no Pantanal: Comunidade tradicional da Barra do São Lourenço na fronteira Brasil/Bolívia

2 minutos de leitura
1

Artigo escrito pelo Me. André Siqueira (Ecoa), Prof. Dr. Aguinaldo Silva (UFMS) e pela engenheira cartógrafa Dra. Beatriz Lima de Paula, e publicado no periódico científico Ra’e Ga.

Resumo: Desde a implantação dos primeiros modelos de Parques Nacionais importados ao Brasil na década de 30, sob o olhar da “natureza selvagem”, conflitos ambientais e sociais se tornaram recorrentes em todo o país. Este trabalho demonstra por meio de revisão bibliográfica, trabalho de campo e observação participante que a comunidade da Barra do São Lourenço, localizada na fronteira oeste do Pantanal, sofreu diferentes impactos negativos de ordem social, político e cultural com o processo de implantação de unidades de conservação. E que áreas protegidas expõem processos como ausência de governança do estado, gestão territorial, equívocos jurídicos e técnicos em nome da proteção da biodiversidade no Pantanal, onde, a atuação de importantes instituições de defesa das populações tradicionais, provocando o diálogo de forma participativa e democrática no reconhecimento e legitimidade da comunidade demonstra um importante elemento para a conservação da biodiversidade do patrimônio cultural e histórico.

Clique na imagem abaixo para acessar o artigo completo:

Na foto de capa, um registro da Comunidade Barra do São Lourenço, por Iasmim Amiden (Ecoa).

1 Comment

  1. […] de renda e mais recursos à educação, entre ouros fatores. 4 – O artigo científico “Áreas protegidas no Pantanal: Comunidade tradicional da Barra do São Lourenço na fronteira…, publicado no periódico RA’EGA – O Espaço Geográfico em Análise, trouxe a questão […]

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog