//

Bombeiros da Força Nacional atuarão por 30 dias no Pantanal

2 minutos de leitura
Horizonte completamente atingido por incêndios na Serra do Amolar no Pantanal em 2020 (Foto: André Zumak)

Após meses de fogo que já consumiu cerca de 3,2 milhões de hectares de um dos territórios mais ricos em biodiversidade no Brasil, o Pantanal, o governo federal assinou medida que autoriza a vinda de Bombeiros da Força Nacional de Segurança Pública para atuarem no combate às queimadas que atingem os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

A Ecoa, que desde o início acompanha de perto o combate heroico das brigadas comunitárias, auxiliando, junto com outras organizações, a formar esses guerreiros e guerreiras, lamenta a demora na ação do governo em agir de forma mais incisiva. A organização vê no cenário de emergência climática desastre sem precedentes e com consequências que ainda serão sentidas por todos os brasileiros.

A autorização para a vinda dos bombeiros foi publicada no Diário Oficial da União. Eles devem permanecer nos territórios por 30 dias, até o dia 2 de novembro, mas a presença ainda pode ser prorrogada.

Vão reforçar o trabalho incansável de bombeiros e brigadistas de diversos estados, além de muitos voluntários. São essas pessoas que se doam e correm riscos que ajudaram a salvar 25 famílias, moradores tradicionais do Pantanal, na Barra do Rio São Lourenço, a 223 quilômetros a montante de Corumbá.

Gente muito valente e solidária: brigadistas voluntários preparam-se para enfrentar inferno em chamas no Pantanal (Foto: Arquivo/Ecoa)

Conforme vêm destacando a diretoria da Ecoa, o fogo já consumiu territórios equivalentes a estados brasileiros. Até setembro, os focos já superavam em 82% o total de focos de incêndio ao longo de todo o ano de 2019. O que já foi queimado – que tem por trás ações criminosas, a maioria ligada à expansão agropecuária -, corresponde a 23% do território do Pantanal brasileiro.

Foto de Capa: André Zumak

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog