Brigadas comunitárias fortalecidas em defesa do Pantanal

1 min de leitura

Diante do cenário desastroso de incêndios que atingiu o Pantanal nos últimos anos, é essencial seguirmos na importante missão de mobilizar e fortalecer as brigadas comunitárias.

Com o apoio do Fundo Socioambiental Casa, nove brigadas pantaneiras receberam treinamento e equipamentos de combate e prevenção ao fogo.

Foram distribuídos motobombas, motosserras, uniforme anti-chamas, mangueiras, entre outros. Também foi entregue um barco para a Brigada Feminina da Ilha do Baguari, o que facilita o monitoramento e acelera a resposta aos incêndios.

A atuação das comunidades tradicionais para impedir e conter o avanço do fogo no Pantanal é primordial pois são eles que conhecem a região melhor do que ninguém. Além disso, brigadistas também promovem educação ambiental e transformação social na comunidade onde vivem.

A educação e a formação de brigadas permanentes e locais, além de fundamentais para a conservação, é uma maneira de as comunidades terem condições de proteção às suas casas e suas vidas.   

Conheça o trabalho de fortalecimento de brigadas comunitárias promovido em articulação entre a Ecoa, o Fundo Casa Socioambiental e o Prevfogo/Ibama, responsável pelo treinamento. Veja o vídeo abaixo:

Alíria Aristides

Jornalista no núcleo de comunicação da Ecoa

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog

Boletim Sabores: Cumbaru

Material faz parte do Programa “Valorização de Plantas Alimentícias do Cerrado e do Pantanal”, da UFMS

Formigas polinizadoras

A espécie Camponotus crassus é a principal responsável pela fecundação de um tipo de sempre-viva do