//

Ciclone grande se formará no Atlântico; veja os impactos no Brasil

5 minutos de leitura
Imagem: Metsul.

Via Metsul

-Um ciclone extratropical de grande dimensão e intenso vai se formar entre terça e quarta longe da costa do Sul do Brasil.

Ciclone extratropical de grandes dimensões e intenso vai se formar sobre o Atlântico Sul nesta primeira metade da semana com reflexos no tempo no Centro e no Sul do Brasil. A frente fria associada ao ciclone vai avançar pelo Sul e ao Sudeste com chuva e temporais depois de provocar instabilidade nos três estados do Sul.

O que vai acontecer?

Uma área de baixa pressão traz muitas nuvens e chuva nesta segunda-feira no Rio Grande do Sul. A chuva deve ser forte principalmente em cidades mais a Oeste, onde os acumulados de chuva na região entre Uruguaiana, Itaqui, Quaraí e Alegrete podem ser altos com riscos de precipitação por vezes torrencial e alagamentos. Na maiorias das regiões gaúchas, porém, a chuva deve ter baixos volumes.

Na terça, o centro de baixa pressão vai estar sobre o oceano a Leste do Uruguai e da foz do Rio da Prata, deslocando-se para Leste, onde começa a se aprofundar com pressão atmosférica de 998 hPa e dará origem a um ciclone extratropical.

Na quarta-feira, o ciclone começa a se afastar enquanto se aprofunda rapidamente. O centro do sistema estará entre 500 km e 700 km a Sudeste do Chuí, assim longe da costa, com pressão que despencará para 978 hPa pela projeção dos modelos.

Na quinta, o ciclone se afasta ainda mais e estará posicionado a cerca de mil quilômetros ou mais a Sudeste do Chuí, ou seja, distante do continente. O sistema ainda impactará o tempo com uma frente fria que vai se estender até a costa do Sudeste do Brasil, mas no Sul já estará de volta ar tropical úmido com instabilidade.

Imagem: Metsul.

Os mapas acima mostram as projeções do modelo do Centro Meteorológico Europeu (ECMWF) para as noites de segunda, terça, quarta e quinta-feira em que se observa como o ciclone vai se formar sobre o Oceano Atlântico e como tende a se afastar muito rapidamente do continente.

Ciclone terá baixo impacto de vento

Uma vez que este ciclone vai se intensificar muito sobre o mar e a uma distância maior de terra firme, os impactos de vento não serão grandes no continente, de acordo com a avaliação da MetSul Meteorologia. Onde o tempo ficará mais ventoso será no Uruguai, em especial no Sul e no Leste do país, mas as rajadas não serão muito intensas.

Imagem: Metsul.

O tempo fica ventoso durante terça no Uruguai. Rajadas, em média, de 50 km/h a 70 km/h podem ocorrer no Litoral Sul gaúcho entre terça e quarta-feira. Porto Alegre e o Litoral Norte não devem ter ventania intensa com vento médio máximo de 40 km/h a 50 km/h no meio da semana.

Maior impacto será da frente fria associada ao ciclone

O grande impacto deste ciclone será gerado pela frente fria associada que vai levar chuva e temporais, alguns fortes a intensos com vendavais e danos, em vários locais do Centro-Oeste e do Sudeste do Brasil que enfrentam temperatura muito alta.

O risco de tempestades severas isoladas será especialmente alto no Centro-Oeste, onde a atmosfera está por demais aquecida com uma sequência de mais de uma semana de dias com máximas acima de 40ºC. Cuiabá completa oito dias seguidos com máximas na casa dos 40ºC.

A instabilidade em razão da frente será maior no meio da semana no Centro-Oeste e no Sudeste, mas entre sexta e sábado se espera uma nova rodada de chuva forte com temporais isolados por conta de uma outra área de baixa pressão que vai atuar sobre o Paraguai.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog