//

Como ajudar o Pantanal? Lista das organizações que atuam diretamente na proteção do Pantanal

5 minutos de leitura

O cenário de devastação causado pelas queimadas no Pantanal tem feito muita gente buscar maneiras de ajudar a região, seja através de doações para as organizações que trabalham diretamente na proteção e defesa do Pantanal, ou voluntariado.

Para facilitar a busca de quem quer saber como ajudar o Pantanal na prevenção e no combate aos incêndios, disponibilizamos a lista de organizações que atuam na região, com o tipo de apoio que elas precisam, e para quais ações a ajuda é destinada.

É importante ressaltar que há tempos estas organizações desenvolvem iniciativas de conservação no Pantanal, e que neste momento crítico elas trabalham ainda mais intensamente. Por isso, acompanhar e divulgar suas ações e doar de forma contínua é uma das maneiras mais eficazes de ajudar o Pantanal.

Ecoa (recursos): As doações vão para o suporte logístico e equipamentos às brigadas comunitárias voluntárias no combate direto aos incêndios no Pantanal. Para doar qualquer valor acesse www.ecoa.org.br/apoie/.

Comitiva Esperança (Voluntariado/Recursos): O projeto, de iniciativa voluntária, possui uma campanha de doação de recursos para a compra de alimentos e kits de higiene básica para as famílias do Pantanal. Parte do recurso doado também será destinado para a compra de equipamentos de proteção para as brigadas comunitárias. Além disso, está aceitando voluntários que possam colaborar com a Comunicação do projeto. Mais informações em www.comitivaesperanca.com.br.

Instituto Arara Azul (voluntariado): A organização continua com a campanha de doação de recursos que serão utilizados para o fortalecimento do trabalho pós-fogo, diagnóstico, compra de equipamentos que foram perdidos com os incêndios, ninhos artificiais, etc. Acesse www.institutoararaazul.org.br.

Ampara Silvestre (voluntariado/ recursos): A instituição está em busca de voluntários para o resgate de fauna e também aceita doações. Para saber mais www.instagram.com/amparasilvestre/.

Fundação Ecotrópica (ilha de alimentação): A organização está na linha de frente, ajudando os animais que tanto tem sofrido com a falta de água, o fogo e a falta de alimentos na transpantaneira. Você pode doar por meio da vaquinha virtual, cujos recursos serão usados para instalar baldes de água enterrados com ilhas de alimentos na transpantaneira. Para doar acesse www.vakinha.com.br/vaquinha/chamas-no-pantanal-ajude-fundacao-ecotropica.

Instituto Homem Pantaneiro (recursos): Sua doação ajuda na formação de brigadas comunitárias e compra de equipamentos de proteção para quem estará na linha de frente nos combates às chamas. Acesse www.institutohomempantaneiro.org.br/participe.

SOS Pantanal (recursos): as doações serão destinadas para instituições que estão atuando diretamente no combate dos incêndios no Pantanal. Veja como doar em www.sospantanal.org.br/doacoes.

Projeto Bichos do Pantanal (recursos): Por meio da Ação Bicho Vivo, você pode doar para a compra de material veterinário, alimentos e equipamentos para o socorro dos animais resgatados vítimas dos incêndios do Pantanal. Saiba mais em www.institutosustentar.net/doar/.

Instituto Gaia (recursos): O Instituto realizará uma expedição levando apoio humanitário as Comunidades Tradicionais Pantaneira. Todo o recurso arrecadado será destinado para a compra de alimentos, produtos de higiene e máscaras, além de soro fisiológico. Mais informações pelo e-mail institutogaia18@gmail.com.

Com informações de Observatório Pantanal

Iasmim Amiden

Jornalista e Coordenadora do Programa Oásis da Ecoa.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog