///

Comunidades do Pantanal recebem capacitação em Gestão Administrativa

3 minutos de leitura
Famílias ribeirinhas recebem capacitação em gestão administrativa (Foto: Ademir Almeida)
Famílias ribeirinhas recebem capacitação em gestão administrativa (Foto: Ademir Almeida)

A oficina de “Gestão Administrativa e Financeira em Comunidades Ribeirinhas”, ministrada pela consultora Karla Karina, aconteceu nos dias 4 e 8 de dezembro nas comunidades pantaneiras do Paraguai-Mirim e São Francisco, localizadas a 140 km do município de Corumbá e Barra do São Lourenço, localizada a 220km. As famílias ribeirinhas receberam capacitação sobre custos da produção, controle de venda e noções básicas do modelo de negócios, de modo a sanar dificuldades administrativas.

A proposta também foi unir a oficina com a capacitação de “Boas Práticas em Comunidades Ribeirinhas Sobre a Cadeia Produtiva de Mel“, conduzida pelo consultor da Ecoa Ademir Marques de Almeida, para esclarecer, principalmente, as famílias com potencial para produção de mel, sobre os custos e benefícios, materiais básicos para construção dos apiários e o preço do produto.

Ambas as capacitações contemplam a agenda Clima da Ecoa, que traz medidas para mitigação frente aos impactos dos eventos climáticos extremos na região pantaneira. A agenda está em sinergia com outros projetos da organização, como o de conservação de polinizadores, que oferece o Pantanal como potencial abastecedor das principais espécies, de modo que sejam conservadas. Além disso, visa incentivar a produção de mel como alternativa de renda para as famílias.

Para a realização da capacitação, a Ecoa tem o apoio do Fundo de Defesa de Diretos Difusos (FDD) – Ministério da Justiça e Segurança Pública / Secretaria Nacional do Consumidor – SENACON (Convênio nº 817381/2015). A cartilha “Oficina Gestão Administrativa e Financeira em Comunidades Ribeirinhas” elaborada por consultores do projeto “Prevenção, Mitigação e Adaptação para comunidades pantaneiras frente aos eventos climáticos extremos”, da Ecoa, foi entregue para as famílias ribeirinhas e está disponível abaixo para download:

 

EthienyPor Ethieny Karen (Ecoa – Ecologia e Ação)
Ethieny é estagiária da Ecoa e graduanda em Jornalismo pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog