///

Construção de porto no Rio Paraguai é aprovada, mesmo com pendências técnicas

4 minutos de leitura

Via Observatorio Pantanal

O Conselho Estadual de Meio Ambiente de Mato Grosso (Consema-MT) aprovou nesta quarta-feira, 26 de janeiro, a licença prévia com recomendações para a construção da Unidade Portuária Barranco Vermelho, às margens do rio Paraguai, em Cáceres, Mato Grosso (MT).

Apesar do apontamento de falhas técnicas e, principalmente, pelo fato de o Estudo de Impacto Ambiental/Relatório de Meio Ambiente (EIA/RIMA) ter sido elaborado considerando o porto como um empreendimento pontual, ou seja, não está relacionado com o projeto da Hidrovia Paraguai-Paraná, a maioria dos conselheiros seguiram o parecer da Secretaria de Meio Ambiente do Mato Grosso (Sema-MT), que apresentou 111 pendências, e aprovaram a licença.

Os representantes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e das organizações não governamentais Associação Sócio Cultural Ambiental Fé e Vida, Instituto Caracol e Grupo Arareau de Pesquisas e Educação Ambiental votaram contra a licença.

De acordo com Cibele Madalena Xavier, representante do Ibama, há diversos pontos no estudo de impacto ambiental inconsistentes e que não foram devidamente abordados e, por isso, a licença não deveria ser concedida. Ela sugeriu que fosse realizado novos estudos e análises.

O representante do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), indicou a falta de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART). Alguns pareceres estavam sem assinaturas, bem como profissionais sem registros cadastrados, como exige a legislação.

Lourival Vasconcelos, revisor do processo no Consema-MT e representante da Associação Sócio Cultural Ambiental Fé e Vida, apresentou um resumo do seu relatório, ressaltando a insegurança jurídica e os prejuízos sociais e ambientais que a proposta representa para as comunidades tradicionais, indígenas, quilombolas, ribeirinhas e de pescadores profissionais e artesanais, além de impactos para a biodiversidade aquática e terrestre Pantanal em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

O revisor do processo assim como a pesquisadora Débora Calheiros, ressaltaram que o porto contraria a recomendação nº 10/2018 do Comitê Nacional das Zonas Úmidas (CNZU), ligado ao Ministério do Meio Ambiente (MMA), que indica restringir esta parte do rio Paraguai para navegação de grande porte.

O deputado estadual Lúdio Cabral (PT), participou da reunião enquanto convidado, fez uma fala ressaltando os riscos que a aprovação da licença representa para o bioma e até mesmo para o empreendedor. “Eu não consigo entender com qual segurança o empreendedor trabalha se a hidrovia não é fato ainda. A não ser que o empreendimento seja uma etapa, uma estratégia para tornar a hidrovia um fato consumado. Quando houver a necessidade da navegabilidade e das alterações no leito do rio, será justificado porque já foram feitos investimentos de instalação de terminais portuário”, afirmou.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog