/

Convite – Fórum Áreas Úmidas e Escassez Hídrica no Berço das Águas

4 minutos de leitura

areas-umidas-audienciaO crescimento demográfico que se verificou no mundo e particularmente no Brasil foi acentuado na última metade do século passado. Nos últimos 60 anos, a população mundial duplicou. Neste mesmo período, o consumo de água pelas diferentes atividades humanas aumentou em sete vezes, enquanto a quantidade de água existente permaneceu igual. O aumento da população urbana, aliado à poluição e ao mau uso da água, compõe um quadro preocupante. Neste âmbito, um dos principais desafios para as décadas seguintes consiste em conciliar a crescente demanda por água potável com sua declinante disponibilidade em certas regiões do globo.

Em 2014, o problema da disponibilidade hídrica no Brasil ganhou as manchetes. No início do decorrido ano presenciamos inundações catastróficas em parte do Sudeste e na área central do país, além da inundação secular que atingiu Rondônia por alguns meses. A seca se abateu não só no Nordeste, como historicamente acontece, mas também no Sudeste. A escassez de água no sistema de represas da Cantareira, em São Paulo, criou cenários alarmantes para o abastecimento da capital e sua região metropolitana. As áreas úmidas, que perfazem 20% do território brasileiro são reconhecidamente produtoras de águas. A pressão das atividades econômicas sobre estes ecossistemas está comprometendo a capacidade natural destes em prover os serviços ambientais, em particular produção de escoamento. As áreas úmidas são responsáveis por diversos benefícios que garantem as condições e processos para a vida e que, de maneira direta ou indireta, contribuem para a sobrevivência e o bem-estar humano, como regulação climática e hídrica, conservação da biodiversidade, fertilidade dos solos e ciclagem de nutrientes, belezas cênicas e outros.

Nesta perspectiva o Fórum Áreas Úmidas e Escassez Hídrica no Berço das Águas: Ciência, Sociedade & Cultura, a ser realizado em novembro de 2015, tem como objetivo debater os principais problemas e soluções sobre a relação entre áreas úmidas, escassez e disponibilidade dos recursos hídricos no Brasil e no mundo.

Eventos Paralelos

Oficina : O papel dos meios de comunicação diante da escassez de água. Rodas de diálogo para discutir o tema “Água, Nosso Último Recurso”.

FÓRUM

Oficina : “ Falta d’água: do problema à solução
Exposição Fotográfica “ No nascimento há morte“
Lançamento do Livro: “Ambiente Agrário do Pantanal Brasileiro; Socioeconomia e Conservação da Biodiversidade”

Serviço

Fórum Áreas Úmidas e Escassez Hídrica no Berço das Águas. Ciência, Sociedade e Cultura

Local: Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal -UFMT – Campus da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT)

Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367 – Bairro Boa Esperança. Cuiabá – MT

Data: 04-11-2015 às 08:00 até 06-11-2015 às 18:00

Mais informações: http://faus.cppantanal.org.br/

Fonte: Ministério Público do Estado do Mato Grosso (MP/MT)

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog