///

Curso – Liderando o Desenvolvimento Sustentável das Cidades

4 minutos de leitura

O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) oferece o curso Liderando o Desenvolvimento Sustentável das Cidades por meio de seu espaço na plataforma digital edX, fundada pela Universidade de Harvard e pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). O curso massivo (MOOC, na sigla em inglês) é o primeiro da plataforma em português.

Atualmente, mais de 80% da população na América Latina e no Caribe vive em zonas urbanas, com estimativas de que esta proporção seja de 90% até 2050. A crescente urbanização apresenta desafios importantes para os mais de 15 mil municípios na região, exigindo que enfrentem as demandas de novos empregos, serviços urbanos, escolas, transporte, moradia e segurança de modo consistente e planejado.

Nesse sentido, o curso oferece as capacidades para administrar o desenvolvimento sustentável das cidades, por meio do domínio de conceitos, procedimentos e atitudes das principais áreas de competência da cidade e da ferramenta da Iniciativa Cidades Emergentes e Sustentáveis (ICES) do BID, permitindo desenvolver habilidades e construir estratégias inovadoras.

Nas seis semanas do curso, os estudantes vão refletir sobre a importância de se adotar uma perspectiva multissetorial, compreendendo a relação e interdependência entre os principais desafios e as possíveis soluções para enfrentá-los:

– Desafio econômico fiscal: gestão de finanças subnacionais e o desenvolvimento produtivo;
– Desafio urbano: planejamento urbano e organização territorial, transporte e espaços públicos;
– Desafio ambiental: mudança climática, gestão de resíduos, gestão da água e qualidade do ar;
– Desafio institucional e de governabilidade: acompanhamento, monitoramento e avaliação, participação e segurança cidadã.

Em todos os temas serão utilizados estratégias e recursos de última geração, vídeos com mais de 30 especialistas brasileiros e internacionais em português, atividades de conhecimento, exemplos de experiências na região, fóruns de discussão, bibliografia atualizada e casos variados acompanhados de exercícios práticos e empíricos. Em breve será oferecido também o curso sobre Alianças Público-Privadas em português, que vem sendo muito procurado na região, com participantes do setor público, privado e academia.

BID e edX

Desde 2014 o BID se associou à plataforma edX, empresa sem fins lucrativos de aprendizagem on-line fundada pela Universidade de Harvard e pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) que oferece cursos on line de mais de 40 universidades. O BID foi a primeira organização especializada na América Latina e no Caribe a criar cursos através da plataforma e também é o responsável pelo seu primeiro curso em português.

O que: MOOC Liderando o Desenvolvimento Sustentável das Cidades

Data de abertura do curso: 03 de novembro

Custo: Gratuito

Duração: 6 semanas

Inscreva-se aqui

Dúvidas: idbx@iadb.org

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog