/

Desmatamento ameaça águas cristalinas de Bonito, MS

1 min de leitura

Em Bonito (MS), o avanço do desmatamento para a expansão de monoculturas e a falta de cuidados com o solo tem, cada vez mais, causado assoreamento e turvamento dos rios da região, mundialmente conhecidos por suas águas cristalinas.

O Ministério Público Estadual em Mato Grosso do Sul (MPE/MS) instaurou inquérito para apurar as irregularidades. Mais recentemente, o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul decretou uma medida determinando que proprietários rurais dos municípios de Bonito e Jardim, devem apresentar à Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), um projeto técnico de manejo e conservação de solo antes de aplicarem ações mecanizadas de preparo da lavoura.

Com isso, o governo estadual espera reduzir os impactos causados pelo carreamento de sedimentos aos rios e córregos, principalmente nos períodos de chuva.

Imagem do Rio da Prata cheio de lama após chuva (Foto via Campo Grande News.

O município de Bonito é um dos principais pólos de ecoturismo do Brasil. Localizado no meio do Planalto da Serra da Bodoquena, os rios de Bonito integram a bacia hidrográfica do alto rio Paraguai (BAP), na sub-bacia do Miranda.

Com informações do Campo Grande News e Portal do MS

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog