////

ECOA e IPEDI reúnem-se para discutir planejamentos para o projeto Lendas, causos e contos

2 minutos de leitura

arranjo-colaborativo-ecoa

As organizações Ecoa e IPEDI (Instituto de Pesquisa da Diversidade Intercultural) reuniram-se no último sábado (07) para discutir planejamentos e estruturação do roteiro de conteúdo para o projeto “Lendas, causos e contos: um resgate das histórias dos povos do Pantanal e Indígenas do Cerrado”, financiado pela BrazilFoundation.

O encontro reuniu a coordenadora do projeto Patrícia Zerlotti (via Ecoa), a voluntária Vanessa Spacki e Denise Silva, que coordena a ação por meio do IPEDI. A proposta do arranjo colaborativo terá como base a experiência das instituições e a busca pelo aprimoramento das metodologias de trabalhos com os professores, promovendo um intercâmbio e produzindo um processo virtuoso e intercultural entre os professores, alunos e comunidades. Tal prática também permite a revitalização da cultura tradicional dos povos Terena e ribeirinhos pantaneiros.

As instituições parceiras trabalham com processos de capacitação com professores que atendem populações indígenas e comunidades tradicionais, tendo como públicos beneficiados finais crianças e pré-adolescentes de escolas nos municípios de Miranda e Corumbá (MS).

arranjo-colaborativo-ecoa-ipedi

Cada grupo traz uma história de sobrevivência e uma relação própria com ambiente, neste sentido, muitas das lendas e histórias têm papel relevante de preservação ambiental. A proposta é que ao final as crianças compreendam, valorizem e revivam esses conhecimentos tradicionais; se apropriem de conhecimentos importantes de preservação do meio onde vivem, assim como da diversidade dos povos do Pantanal.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog