//

Eficiência energética na agenda empresarial

3 minutos de leitura

O Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) lançou na quinta-feira, 5 de maio, estudos sobre eficiência energética e energias renováveis. São eles: “Consumo Eficiente de Energia Elétrica: Uma Agenda para o Brasil” e “Financiamento à Energia Renovável: Entraves, Desafios e Oportunidades”.

A iniciativa é mais uma mostra de que às vezes as crises abrem brechas de oportunidades que podem trazer avanços significativos nos debates sobre as melhores alternativas para o país. Aqui está em tela a crise na área de energia, patrocinada pela falta de água nas represas, situação que se arrastou por alguns anos.

Eficiência energética é uma agenda frágil no país até hoje, pois por aqui as narrativas para oferecer energia são as do produtivismo, principalmente com base nas hidrelétricas. É preciso clarear o horizonte mostrando que uma das maneiras de encontrar novos suportes para o desenvolvimento econômico com criação de pequenas empresas, geração de empregos e pegada tecnológica é a eficiência. Através dela os produtos industriais serão mais baratos e o que sobrar de recursos nas residências melhora o consumo das famílias.

Algumas conclusões e propostas do estudo sobre eficiência do CEBDS:

– Há uma diferença de 11% na produtividade oficial e prática das hidrelétricas brasileiras.

– Também aponta que, dentre esses cenários, a redução de emissões de CO² poderia variar de 10% até 23%.

– Medidas de eficiência energética: leilões de eficiência energética, tributação reduzida para equipamentos eficientes, criação de um fundo garantidor de crédito para o setor e inclusão do tema de eficiência energética na formação técnica.

– O estudo defende que aumentar a eficiência energética (EE) é mais barato que investir na expansão

– Em eficiência “o país ficou na penúltima colocação entre as 16 maiores economias do mundo”

Leia as publicações:

Consumo eficiente de energia elétrica – uma agenda para o Brasil

Financiamento à Energia Renovável – Entraves, desafios e oportunidades

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog