//////

Empréstimo de US$ 100 milhões: Áreas fronteiriças da Bacia do Rio da Prata terão mais oportunidades econômicas

4 minutos de leitura

Via IADB

O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) aprovou um empréstimo de US$ 100 milhões ao Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata (FONPLATA) para potencializar a integração econômica e social nessa região hidrográfica, que é compartilhada por Argentina, Bolívia, Brasil, Paraguai e Uruguai.

A operação visa a reduzir assimetrias de integração e de desenvolvimento nas áreas fronteiriças da bacia e, em particular, no Corredor das Missões Jesuíticas e seus diversos circuitos como marco geográfico de integração e eixo de intervenção.

O programa financiará investimentos multissetoriais de alto impacto e valor local, e permitirá a potencialização de oportunidades econômicas, sociais e culturais. Serão financiados projetos de integração regional em turismo, infraestrutura de conectividade, desenvolvimento de cidades fronteiriças, desenvolvimento institucional e governança, entre outros.

Com os recursos do BID, o FONPLATA oferecerá sub-empréstimos aos países da bacia para projetos elegíveis que contribuam para os objetivos de integração regional, e que gerem benefícios para duas ou mais nações.

Esta operação pode ser replicada em outros eixos de integração associados a temas econômicos, sociais e culturais que unam os países em suas áreas fronteiriças. Para isso, o programa é estruturado no âmbito do Mecanismo de Financiamento Flexível (FFF) do BID e complementa diversas iniciativas de integração regional que são apoiadas no Cone Sul.

A parceria entre o BID e o FONPLATA começou nos anos 80. Além do apoio direto do BID para o fortalecimento do FONPLATA ao início de suas atividades, as instituições desenvolveram nos últimos anos operações conjuntas em vários dos países membros do FONPLATA em integração, infraestrutura, assim como melhoria de cidades e bacias.

Sobre o FONPLATA

O FONPLATA é um organismo com personalidade jurídica internacional criado em 1974 por Argentina, Bolívia, Brasil, Paraguai e Uruguai. Sua missão é apoiar a integração dos países membros para alcançar um desenvolvimento harmônico e inclusivo nas áreas geográficas de influência da Bacia do Prata e entre elas, com especial foco no financiamento de projetos de dimensão média e pequena que complementem os esforços de outras agências de desenvolvimento nacionais e regionais.

Sobre o BID

Fundado em 1959, o BID é uma das principais fontes de financiamento de longo prazo para o desenvolvimento econômico, social e institucional da América Latina e do Caribe. O BID também realiza projetos de pesquisa de vanguarda e oferece assessoria estratégica sobre políticas, assistência técnica e capacitação para clientes públicos e privados em toda a região.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog