/

Energia renovável cresce e estimula geração de empregos no setor

3 minutos de leitura

Estado americano de Nova Jersey é um exemplo de sucesso

O uso da energia renovável cresce no mundo e a geração de empregos no setor, também. O estado americano de Nova Jersey é um exemplo de sucesso.

Quem olha para o céu no estado de Nova Jersey, não vê apenas o sol. No alto de cada poste, vê também um painel para captar a energia que vem lá de cima. Eles começaram a surgir há quinze anos. Um investimento de quase R$ 9 bilhões. A ideia botou o estado na vanguarda da busca pela energia limpa. O diretor do Departamento Estadual de Energia, Richard Moroz, explica.

Clique  AQUI e assista a reportagem do “Bom Dia Brasil”, exibida em 30 de maio de 2016.

“Tivemos a colaboração de empresas privadas. Elas investiram sem cobrar nada. O único ganho era poder negociar o excedente de energia que conseguissem produzir. Assim, criamos um mercado lucrativo de energia limpa”, diz Moroz.
O objetivo do governo de Nova Jersey é que até 2020 um em cada cinco moradores do estado use energia elétrica de fontes renováveis. O desafio era encontrar espaço para fazer grandes fazendas de geração de energia solar – e haja espaço para atingir essa meta. Aí, a solução foi espalhar os painéis solares na própria rede de distribuição – uma iniciativa pioneira nos Estados Unidos.

Durante a fase de implantação, a conta de luz subiu: 50 centavos por consumidor por mês. Mas depois de tudo instalado, o custo da energia caiu em todo o estado.

Sem título
Richard Moroz, diretor do Departamento Estadual de Energia.

São programas como este, de larga escala, que estão mudando o mercado da energia renovável. Só em Nova Jersey, dez mil funcionários públicos se dedicam exclusivamente a esse Departamento. No ano passado, a oferta de vagas na área cresceu 5% em todo o mundo. Hoje, o setor emprega mais de oito milhões de pessoas. Dois terços em postos ligados à geração solar, eólica e de biocombustível.

A China é a campeã da energia limpa, com 3,5 milhões de empregos. O Brasil fica em segundo lugar, com quase um milhão de trabalhadores no ramo. E os Estados Unidos vêm logo abaixo, com quase 800 mil vagas.

Da próxima vez que você acender a luz, torça para que esse ato simples tenha gerado mais um emprego verde.

Fonte: Bom Dia Brasil em 30 de maio de 2016.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog