//

Hidrelétricas ou consumo humano – o que gasta mais água?

2 minutos de leitura
Foto: @onelast via Unsplash

O que gasta mais: As usinas hidrelétricas do país gastam quatro vezes mais água do que o a totalidade do abastecimento humano nacional, que incluí o consumo nas casas, estabelecimentos comerciais e públicos, em zonas urbanas e rurais. Os são da Agência Nacional das Águas (ANA), órgão responsável pela gestão dos recursos hídricos em solos brasileiros. O levantamento também aponta que no ano de 2017, a evaporação dos reservatórios foi o segundo maior gasto de água no Brasil, atrás apenas da atividade de irrigação na agricultura.

Evaporação: A maior causa desse enorme gasto de água é ligada à evaporação nos reservatório das usinas hidrelétricas. A usina com maior índice de evaporação no país é a de Sobradinho, localizada no rio São Francisco. No que diz respeito aos espelhos-d’água artificiais (por exemplo, açudes), as perdas aumentam: o volume chega a ser 5,3 vezes mais alto que o consumo humano.

Meio urbano: Em um ranking das dez cidades que mais retiram água, São Paulo e Rio de Janeiro lideram com folga, sendo que a principal causa do consumo nessas capitais é o abastecimento humano. Em seguida, vêm os oito municípios, todos com uma forte tradição agrícola – Uruguaiana (RS), Santa Vitória do Palmar (RS), Alegrete (RS), Itaqui (RS), Juazeiro (BA), São Borja (RS), Petrolina (PE) e Mostardas (RS). Cinco delas têm menos de 100 mil habitantes, ou seja, o alto consumo hídrico nestas cidades está diretamente ligado à agricultura.

Para ler a matéria completa da Folha de São Paulo, acesse o link.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog