//

Um belo resgate: História de professora pantaneira que virou prêmio

4 minutos de leitura

Texto originalmente publicado em 13 de agosto de 2007

Professora, bióloga, escritora e poetisa Ângela Maria Pérez* é homenageada como um ícone da mulher pantaneira na defesa do Pantanal. Ângela, que sempre buscou despertar a consciência ecológica em seus alunos e influenciou o movimento da poesia corumbaense com a exuberância e o apelo à preservação do ambiente pantaneiro teve sua história reconhecida e registrada.

Para homenagear esta grande mulher e incentivar a criação de novos projetos educacionais ligados à conservação da natureza e da cultura pantaneira, a organização não governamental Paz, Natureza e Pantanal (PNP) criou o “Prêmio Ângela Maria Perez” e imortalizou a imagem da professora por meio do selo dos Correios.

A PNP pretende com o projeto disseminar o trabalho da professora entre as classes docentes e a comunidade escolar de Corumbá e Ladário. Outro objetivo é incentivar os professores a utilizar a temática ambiental em suas aulas no dia a dia. O Prêmio, lançado na Semana do Meio Ambiente, anunciará o vencedor no dia 15 de outubro de 2007, Dia do Professor.

“Nosso prêmio irá estimular a elaboração de projetos que transformem metodologias pedagógicas e trabalhe temas ambientais, tão importantes para região, de forma inovadora”, explica Viviana Méndez, coordenadora do projeto. Toda comunidade escolar está convidada a candidatar professores que fazem a diferença em educação ambiental no seu dia a dia.

Outras ações que complementam o projeto são capacitações para os professores em diversas áreas. Mais de 250 professores já participaram da capacitação realizada pela PNP em parceria com a Fundação O Boticário de Proteção à Natureza. Outra parceria importante foi com a Gerência de Políticas Publicas para as Mulheres, que somando forças já conseguiram atender quatro bairros, Maria Leite, Fátima, Previsul e Centro América. Para atender os professores da área rural, foi firmada parceria com a Estação Experimental de Campo da Secretaria Municipal de Educação.

O projeto executado pela PNP recebe apoio do Centro de Apoio Sócio-Ambiental (Casa).

*Ângela Maria Perez
Filha de Ângelo Galarza Pérez e Laurinda Fardino, Ângela Maria Pérez nasceu em Corumbá no dia 28 de março de 1955. Começou a escrever na infância, estudou em escola pública, cursou Ciências Biológicas na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e realizou sua especialização em biologia pela Faculdades Integradas de São Gonçalo (FISG). Chamada carinhosamente de “Princesa dos Camalotes”, “Poetisa da Natureza” e “Deusa do Pantanal” atuou em diversas entidades: Associação Literária de Escritores Corumbaenses (ALEC), Sociedade Ecológica Amigos do Pantanal (SEAPAN), Associação de Biólogos de Corumbá, União Brasileira de Escritores, entre outras. No dia 8 de dezembro de 1994, Ângela Perez faleceu em Corumbá, vítima de um aneurisma cerebral.

Flor do Pantanal
És aqui um pedaço do meu Brasil,
Plena de encantos mil.
De beleza natural,
És a flor do Pantanal

Sua flora luxuriante
Com reflexo iluminante!
Terra branca, céu azul,
Encanto de Mato Grosso do Sul!

Aqui tem poetas, trovadores,
A cantar em versos, os amores.
De claras manhãs tecendo o dia
Com a tua luz de magia!

És a flor do Pantanal,
Minha terra natal
Corumbá- Primaveril.
Aquarela do Brasil!

Ângela Maria Perez

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog