/

ICMBio promove seminário sobre invasão de javalis

2 minutos de leitura

 

ICMBio

Nos dias 30 e 31 de agosto, o auditório do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), em Brasília, vai sediar o “Seminário de nivelamento de informações e conhecimentos sobre a invasão de javalis no território nacional”.

O evento é aberto ao público e deve reunir pesquisadores, gestores de unidades de conservação (UCs) impactadas pela espécie, associações de tiro e caça, representantes do Exército, pequenos agricultores, Organizações Não-Governamentais (ONGs) de defesa dos animais e representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Desde o início deste ano, ICMBio, Ministério do Meio Ambiente (MMA) e Ibama vêm trabalhando em parceria com vistas à elaboração de um Plano Nacional de Controle do Javali. Nesse contexto, o “Seminário de nivelamento de informações” tem por objetivo trazer mais embasamento e subsídios para a produção do plano.

Espécie invasora

No Brasil, o javali é considerado espécie exótica, isto é, não nativa do local (originário da Europa, o javali foi introduzido na Argentina e no Uruguai para fins de caça, posteriormente atingindo o território brasileiro). Além disso, a espécie é também classificada como invasora, uma vez que provoca diversos impactos no ambiente invadido. Presente nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país, o javali destrói plantações, nascentes de rios e vegetações nativas, prejudica as demais espécies de porcos devido à competição por alimento e pode transmitir doenças para outros animais.

Serviço:

“Seminário de nivelamento de informações e conhecimentos sobre a invasão de javalis no território nacional”

Data: 30 e 31 de agosto de 2016
Horário 9h às 18h
Local: Auditório do ICMBio – sede (EQSW 103/104, Complexo Administrativo – Setor Sudoeste, Brasília/DF)
Programação completa clique aqui
O evento será transmitido através do endereço: http://assiste.icmbio.gov.br

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog