Investigação da Polícia Federal aponta para crime em incêndios no Pantanal, em 2020.

2 minutos de leitura

Foi realizada ontem, a segunda reunião extraordinária da Comissão externa destinada a acompanhar e promover estratégia nacional para enfrentar as queimadas em biomas brasileiros, por videoconferência, no canal da Câmara dos Deputados. O objetivo foi acompanhar os resultados das investigações sobre os incêndios florestais no bioma Pantanal ocorridos no ano de 2020.

Nessa audiência, o delegado Rubens Lópes da Silva, chefe da divisão de repressão a crimes ambientais e contra o patrimônio histórico da Polícia Federal relatou que investigações da PF apontam para que os incêndios que acometeram o Pantanal, no ano passado, tenham sido criminosos, tendo partido de quatro fazendas do Mato Grosso do Sul.

A Polícia Federal tem provas consistentes em celulares apreendidos, nos quais há mensagens em que mandantes dizem para colocar fogo em certas regiões estratégicas distantes de esferas fiscalizadas pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).

Este ano, é possível que a mesma dimensão de queimadas não ocorra, porque a PF conta com um sistema chamado “Planet”, que detecta, em tempo real, o início de fogo, sendo possível investigar de forma rápida as origens dos focos de incêndio.

A audiência por videoconferência foi gravada e está disponível no canal da Câmara dos Deputados. Assista aqui.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog