/

IPÊ, Ecoa e parceiros iniciam articulação e planejamento com as brigadas comunitárias para 2025

1 min de leitura
Imagem: Fernanda Cano

O IPÊ (Instituto de Pesquisas Ecológicas), em parceria com a Ecoa, realiza a oficina “Juntos pelo Pantanal: Articulação e planejamento com as brigadas comunitárias do Pantanal/MS”. O diretor da Ecoa, André Siqueira e a analista Fernanda Cano estão participando.

O encontro tem como objetivo discutir estratégias de integração e planejamento para atividades relacionadas ao Manejo Integrado do Fogo (MIF), envolvendo instituições, poder público e brigadas comunitárias. Além disso, busca-se mapear áreas de atuação, pontos críticos de incêndios e rotas de entrada do fogo no território das comunidades para um planejamento mais eficaz. Participam também do evento representantes do Corpo de Bombeiros Militar de MS, Prevfogo/Ibama, Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (IMASUL) e das brigadas comunitárias voluntárias.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog

O Pantanal e as onças. O que fica claro nas entrevistas de pesquisadores sobre as onças no Pantanal e o ataque ao senhor Jorge, caseiro de pousada nas margens do rio Aquidauana (MS), é que são necessárias novas pesquisas sobre a a fauna região, pois tempos de eventos climáticos extremos, como as grandes secas de 2020 e a de 2024, certamente provocam alterações profundas nos ecossistemas que dão suporte aos animais. Em 2021 as onças devoraram todos os cachorros das famílias que vivem ao longo do rio Paraguai e invadiram casas e agora, em 2025, chegam informações, através de nossas redes, de que em algumas regiões voltam a atacar cachorros. (Alcides Faria)