/

Livro: Vozes e silenciamentos em Mariana: crime ou desastre ambiental? está disponível para download

2 minutos de leitura

Via Unicamp/Labjor

Lançamento no livro em Campinas
Lançamento do livro em Campinas

Lançado no dia 18 de outubro de 2017, na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), o livro “Vozes e silenciamentos em Mariana: crime ou desastre ambiental?” está disponível para download. Como se trata de uma produção acadêmica, não será comercializado. Muitas imagens foram cedidas pela Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos de Minas Gerais (ARFOC-MG).

O livro foi elaborado por 35 alunos da disciplina Linguagem: Jornalismo, Ciência e Tecnologia, sob a orientação da jornalista e professora do Labjor/IEL/Unicamp, Graça Caldas. A edição final é das jornalistas Graça Caldas e Adriana Menezes, o projeto gráfico e editoração de Fabiana Grassano e a edição de fotografia de Camila Brunelli. Com 352 páginas amplamente ilustradas, o livro está organizado em sete capítulos:

I. Meio Ambiente, Política e Economia: uma difícil equação;
II. A vida antes da tragédia; Da água para a lama;
III. Viagem ao epicentro; O desastre ambiental: Vozes e visibilidade;
IV. Memória e esquecimento.

“Vozes e silenciamentos em Mariana: crime ou desastre ambiental?” conta a trajetória, antecedentes e desdobramentos do derramamento de rejeitos da barragem de Fundão, da empresa Samarco, sobre os subdistritos de Mariana, no dia 5 de novembro de 2015, provocando a morte de 19 pessoas e causando impactos sociais e ambientais que se estenderam por 40 municípios dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo, até chegar ao Oceano Atlântico. Esta é uma história para não ser repetida ou esquecida.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog