//

Pagamento por Serviços Ambientais: Da teoria à prática

1 min de leitura

PAGAMENTO POR SERVIÇOS AMBIENTAIS - DA TEORIA À PRÁTICAPrimeiro livro de Mauricio Ruiz, secretário-executivo do ITPA, sobre a experiência, já com 7 anos de vida, de introduzir o Pagamento por Serviços Ambientais no estado do Rio de Janeiro. Baixe aqui o exemplar e aprenda, da teoria à prática, como é possível remunerar proprietários de terras produtoras de água.

Breve apresentação do livro

É pagando que se preserva? Esta é a resposta que busca-se responder com o projeto Produtores de Água e Floresta há cerca de oito anos. Para organizações originadas da luta e militância ambiental, como o Instituto Terra de Preservação Ambiental (ITPA), dar valor financeiro à prática de conservação e à própria floresta sempre foi visto com certa desconfiança, já que, na concepção deste tipo de organização, a natureza vale por seu valor intrínseco, seu valor de existência. E a luta por sua preservação sempre foi motivada por um profundo sentimento de respeito e altruísmo.

Anos se passaram e esta visão permanece. Mas agora outros aspectos da relação entre o homem e a natureza, em especial os socioeconômicos, descortinam-se para explicar tamanha destruição dos ecos sistemas naturais e dar rumo às novas políticas de sustentabilidade.

Faça o download da publicação: PSA_da_Teoria_a_Pratica_MauricioRuiz_ITPA

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog