//

Pantanal, com o fim do La Niña e a chegada da Fase Neutra no Pacífico, quais cenários devem ser considerados?

4 minutos de leitura
Alcides Faria, diretor da Ecoa.
  • Secas anteriores coincidiram com a Fase Neutra no Pacífico;
  • Assista ao vídeo com imagens de satélite preparado por Fernanda Cano;
  • Veja ao final as recomendações da Ecoa.

O fim do La Niña e a chegada da Fase Neutra nas águas do Pacífico já foram estabelecidas, segundo o site Metsul, uma das melhores referencias em previsões climáticas do País. Na próxima semana o Climate Prediction Center (CPC), da National Oceanic and Atmospheric Administration dos Estados Unidos, deve divulgar o boletim mensal mostrando a condição de neutralidade entre El Niño e La Niña.

Na Ecoa temos extrema preocupação com esse quadro por termos detectado coincidências entre a Fase Neutra e as grandes secas no Pantanal, a exemplo da prolongada seca da década de 60 do século passado, quando 63% do tempo prevaleceu a Fase Neutra. Na história recente essa fase coincidiu com as secas de 2020 e 2024, quadro que facilita os grandes incêndios.

Na transição 2024 – 2025 tivemos, de maneira geral, na Bacia do Alto Paraguai, onde está o Pantanal, chuvas intensas nas sub-bacias da parte norte, levando a ocupação do território pela água. A baixa precipitação prevaleceu na parte sul, não ocorrendo ocupação da planície por inundação até agora. A água do norte caminha lentamente para o sul, mas ainda não temos possibilidade de previsão sobre o quanto território será tomado. Trabalhamos sempre com a condição de ‘mais território inundado, menor probabilidade de fogo na planície’.

Nossas recomendações para instituições federais, estaduais, brigadas comunitárias, comunidades e fazendeiros, a partir dos elementos disponíveis, são as seguintes:

– Trabalhar com o cenário de que no Pantanal se estabeleça novamente um período de seca até mesmo precocemente em 2025;

– Priorizar (por hora) a planície pantaneira na parte sul, região de Corumbá/Miranda/Porto Murtinho;

– Fazer o trabalho de prevenção com comunidades e suas brigadas e fazendeiros com suporte técnico para a queima prescrita;

– Elaborar planos de proteção para comunidades e as unidades de conservação, a exemplo do que foi feito em 2024 com a área de Proteção Ambiental Baia Negra, a única unidade de conservação que não foi incendiada.

Leia mais em: No Pantanal, as secas severas têm relação com as temperaturas das águas do Pacífico?

Leia mais em: Secas no Pantanal: indicações de relação com a Fase Neutra, entre o El Niño e La Niña

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog