- Miranda e Coxim, municípios de MS, já registraram respectivamente abalos de 5.7 e 4.8 na escala Richter.
Com informações do Campo Grande News
No início desta semana, as cidade de Miranda e Ladário, em Mato Grosso do Sul, registraram abalos sísmicos de magnitude 2,1 na escala Richter.
Os tremores de terra de baixa magnitude ocorreram na terça-feira (26) em Miranda, e na quarta-feira (27) em Ladário. Os dados são da RSB (Rede Sismográfica Brasileira) e do Centro de Sismologia da USP (Universidade de São Paulo).
Por serem menores que 3,5 na escala Richter os abalos não foram sentidos pela população local. O fenômeno é considerado comum na região e não representa riscos.
Os abalos sísmicos são registrados com frequência no Pantanal devido a relação entre sua formação geológica e o Lineamento Transbrasiliano (LTB), uma falha geológica chamada de ‘fratura–mãe’.
O Lineamento começa na Argentina, passa pelo Paraguai, corta o Pantanal, e vai até o litoral do Ceará. Tem 5 mil km de extensão, com profundidades de até 40 km e até 200 km de largura em alguns trechos.
Os maiores terremotos registrados no Pantanal foram os de Miranda, em 1964, com magnitude de 5.4 e o de Coxim (MS), em 2009, com magnitude 4.8.
Saiba mais no texto de Alcides Faria, Pantanal e terremotos: a “fratura-mãe” que conta muito sobre eles e outros fenômenos.