‘E nós aqui embaixo?’, um podcast sobre povos enraizados no Pantanal

3 minutos de leitura
Na seca dos últimos anos, em alguns trechos do rio Paraguai era possível atravessar a pé (Créditos: Alíria Aristides)

Conheça o podcast ‘E nós aqui embaixo?’, série que apresenta problemas socioambientais vividos por moradores de quatro comunidades tradicionais do Pantanal, assim como o papel das mesmas na proteção da biodiversidade local. O produto foi desenvolvido pela jornalista recém-formada Alíria Aristides como trabalho de conclusão do curso (TCC) de Jornalismo na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Cada um dos episódios é dedicado a uma comunidade diferente localizada no Mato Grosso do Sul: Porto da Manga, Área de Proteção Ambiental (APA) Baía Negra, Porto Esperança e Antônio Maria Coelho. 

A narrativa se apoia em relatos cedidos por ribeirinhos(as), agroextrativistas, pescadores(as), piloteiros e isqueiras. Ao longo dos episódios, são abordadas questões como a estiagem prolongada que atinge a região pantaneira, os incêndios dos últimos três anos, as percepções diante das mudanças climáticas, a exploração predatória na região, os impactos para o modo de vida tradicional e a relação próxima que essas comunidades possuem com o Pantanal.

O trabalho teve orientação da Prof. Dra. Katarini Miguel, que possui experiência em jornalismo científico e ambiental, desenvolve pesquisas de gênero e já orientou outros TCCs sobre mulheres do Cerrado e Pantanal.

Acesse aqui o podcast completo.

 

Capítulo 1: Frutos Secos
Sinopse: Começamos nossa viagem por Porto da Manga, uma comunidade ribeirinha que sobrevive da pesca, coleta de iscas e do turismo. Neste episódio, Mara, Zezé e Eliene relatam as mudanças no cotidiano da comunidade causadas pela seca e os incêndios, impactos vividos em especial pelas mulheres.

 

Capítulo 2: Folhas em Chamas
Chegamos na comunidade ribeirinha da APA Baía Negra. Em 2020, seus moradores passaram por um pesadelo envolto em chamas. Neste episódio, Lourdes, Júlia e Zilda relembram os momentos de terror que passaram com os incêndios que devastaram o Pantanal em 2020.

 

Capítulo 3: Raízes Profundas
Desembarcamos em Porto Esperança, uma comunidade na beira do Rio Paraguai. Em uma primeira olhada, você pode até pensar que aquele é um lugar tranquilo, mas os moradores dali convivem com o medo diário de serem expulsos. Jorgina, Natalina e Amarildo relatam a luta travada pelos ribeirinhos para defender seu território de gente muito poderosa.

 

Capítulo 4: Sementes de Resistência
Chegamos ao ponto final da nossa viagem: Antônio Maria Coelho. Aqui, os moradores convivem com mudanças profundas causadas pela exploração do local. Dona Edil e Seu Edevaldo falam sobre seus medos, desafios e também sobre a batalha para preservar seu modo de vida e o próprio Pantanal.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog