//////

Reaprendendo com os ciclos hidrológicos do Pantanal

2 minutos de leitura
1

Ecoa desenvolve cartilha sobre os ciclos hidrológicos do Pantanal, com os meios de coleta de dados sobre o clima, as alterações antrópicas que contribuem para a degradação ambiental e, consequentemente, para as mudanças climáticas. O material faz parte do projeto “Prevenção, Mitigação e Adaptação para comunidades pantaneiras frente aos eventos climáticos extremos”, que tem como objetivo estruturar e implementar um Sistema de Comunicação e Alerta Permanente para difusão de informações acerca de eventos climáticos extremos no Pantanal, com base no saber da população local e no conteúdo disponibilizado por ferramentas oficiais em funcionamento.

A cartilha é didática, para facilitar o entendimento sobre as informações distribuídas nas páginas da Agência Nacional de Águas (ANA), do Serviço Geológico Nacional (CPRM), da Marinha do Brasil, das universidades e da Embrapa Pantanal, que realizam a coleta de dados sobre o clima e os divulgam parcialmente via internet com distintos modelos, periodicidade e graus de complexidade.

Os dados advindos destas instituições são importantes e servem, de alguma maneira, de referência. Mas na forma e meios que são divulgados, não possibilitam ações concretas de previsão, mitigação e adaptação para as famílias mais vulneráveis, particularmente em situações extremas.

 

1 Comment

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog