//

Tapajós poderá ter até sete hidrelétricas

1 min de leitura

Texto originalmente publicado em: 25/05/09

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) determinou que poderão ser construídas até sete pequenas hidrelétricas no Rio Tapajós, no Pará. A agência publicou hoje no dia 25 de maio, no Diário Oficial da União, o Estudo de Inventário Hidrelétrico do Rio Tapajós, que identifica 14,2 mil megawatts de capacidade instalada no rio.

O trecho abrangido pelo estudo está situado entre a confluência dos rios Juruena e Teles Pires e a foz do Tapajós no Rio Amazonas, incluindo também o Rio Jamanxim.

O inventário foi elaborado pela Eletronorte e pela construtora Camargo Corrêa. O próximo passo para a implantação das hidrelétricas é a elaboração dos estudos de viabilidade dos sete aproveitamentos indicados no estudo de inventário, que também deverão ser aprovados pela Aneel.

Para o diretor-presidente da Aneel, Nelson Hubner, juntamente com os empreendimentos do Rio Madeira, em Rondônia, e a construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no Pará, o aproveitamento hídrico do Rio Tapajós vai ajudar a diminuir os reajustes nas tarifas de energia. Estamos começando a tirar da gaveta uma série de bons projetos que permitirão dar mais tranquilidade agência na hora de calcular os futuros reajustes tarifários, disse.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog