Usinas de energia solar na Amazônia nos acordos assinados entre empresários brasileiros e chineses durante a visita de Lula à China

2 minutos de leitura
Usina solar de médio porte é instalada no Pantanal, pela Ecoa (Foto: André Luiz Siqueira)

Empresas brasileiras ou chinesas serão responsáveis pela instalação? – A pergunta é feita por Alcides Faria, diretor da Ecoa.

Délcio Rodrigues registrou no núcleo Energia do GT-Infraestrutura, articulação nacional que trata dos impactos do setor de infraestrutura no Brasil e trabalha por alternativas, que dentre os acordos entre o setor privado brasileiro e empresas chinesas feitos durante a visita do presidente Lula à China há um com o “objetivo de realizar estudos de viabilidade para construção e operação de pequenas usinas de energia solar, complementadas por miniturbinas eólicas, baterias e purificadores de água, em áreas remotas da floresta amazônica, com foco em comunidades isoladas”.

Leia também: Recursos chineses podem ampliar impactos em estados pantaneiros

Alcides Faria, diretor da Ecoa, comenta que a Ecoa desenvolveu ação semelhante ao proposto no Pantanal, construindo 3 usinas fotovoltaicas, sendo duas delas para abastecer escolas e moradores da região. Mais recentemente a expansão da energia fotovoltaica tornou-se política pública na parte do Pantanal que é território de Mato Grosso do Sul.

Leia também: Organizações apontam caminhos para que Brasil priorize investimentos em infraestrutura com sustentabilidade socioambiental

Quanto ao acordo com os chineses, Alcides questiona se as empresas e os trabalhadores – inclui engenheiros – responsáveis pela instalação das usinas na Amazônia serão brasileiras ou chinesas, pois atualmente a expansão da energia fotovoltaica tem a virtuosidade de criar pequenas e médias empresas no Brasil, trazendo junto milhares de postos de trabalho em um tempo critico.

 

Saiba quais foram os acordos assinados entre setor privado brasileiro com governo chinês no link

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog