//

Viveiro fornecerá espécies nativas do Pantanal e hortaliças na Paisagem Modelo

1 min de leitura
2
Processo de construção do viveiro. Foto: Gustavo Menezes.

Como parte das ações de restauração da Paisagem Modelo Pantanal, um viveiro está sendo implementado no Assentamento Rural 72, em Ladário (MS).

O objetivo principal é a produção de 8 a 10 mil mudas nativas e de hortaliças. Assim, o viveiro cria empregos verdes e gerará renda para a família responsável.

O engenheiro florestal e técnico da Paisagem Modelo Pantanal, Gustavo Menezes, explica o processo de construção. “Realizamos terraplanagem do terreno, onde foi elevado em cerca de 0,5 metro acima do nível do terreno local. Isso foi realizado para conseguirmos ter um viveiro com boa drenagem, o que é fundamental para termos um ambiente com mudas saudáveis”.

 

Agora, o projeto está em fase de instalação da estrutura e em seguida, será introduzido o sistema de irrigação.

Os viveiros são uma ferramenta para a restauração ecológica, fornecendo mudas fundamentais para reverter a degradação, enriquecimento de fragmentos florestais, criação de corredores ecológicos e promoção da biodiversidade.

2 Comments

  1. Oi Gustavo. Importante rralizar a coleta de sementes de digetentes árvores matizes, , buscando equilibrar a quanridade de sementes das diferentes matrizes. Sucesso em nais rssa importante etapa. Reinaldo Langa, Macro Visão Consultoria Ambiental. Abraço

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog

Lula não listou hidrovias. Em um evento na via Dutra, no Rio de Janeiro, Lula respondeu a um questionamento sobre falta de ferrovias no Brasil, afirmando que “O Brasil não precisa apenas de rodovias. Precisa de ferrovias. E precisa recuperar a sua cabotagem. Porque a gente precisa de transporte marítimo, rodoviário e ferroviário. É esta combinação intermodal que vai permitir que o nosso país dê um salto de qualidade”. No caso da Hidrovia Paraguai Paraná pretendida pela ANTAQ – dragagens e derrocagens – seria um bom sinal? Com as chuvas e recuperação do nível do rio Paraguai a Hidrovia voltou a operar em seu ritmo normal, o que é muito positivo.