///

Você conhece o arroz do Pantanal?

1 min de leitura
Arrozais no Pantanal e, ao fundo, a Serra do Amolar (Foto: Leonora Aires)

Você já ouviu falar do arroz-nativo-do-Pantanal? Ele também é conhecido como arroz selvagem ou arroz-do-campo. São duas as espécies identificadas: Oryza latifolia Desv. e Oryza glumaepatula Steud.

Sua ocorrência se dá em algumas áreas inundáveis e com vários hectares de extensão. Os arrozais têm produção de acordo com o nível das águas – geralmente quando estas lançam o nível máximo nas regiões onde ele é encontrado.

Nas fotos enviadas por Leonora Aires, moradora e liderança da comunidade da Barra de São Lourenço, estão arrozais encontrados na região da Serra do Amolar.

Foto: Leonora Aires

Por sua forma de cultivo, que exige preservação dessas áreas alagadas, é considerado um importante aliado na conservação do Pantanal. É alimento chave também para o desenvolvimento das comunidades envolvidas na sua produção.

Sua comercialização ainda é limitada a poucas iniciativas. Apesar do seu potencial gastronômico ainda ser pouco explorado, é considerada uma das variedades com maior teor de vitaminas e proteínas, além de possuir um sabor único.

Colheita de arroz na região da Serra do Amolar. Dona Leonora e marido pelas lentes de Sergio Marques.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog