//

2023 começa com reservatórios cheios para abastecimento de água e de energia

8 minutos de leitura
Foto: Luiz Coelho/ WikiCommons

Via G1

O Brasil começou 2023 com uma situação diferente de anos anteriores nos reservatórios de abastecimento de água e de geração de energia.

A chuva que caiu em várias partes do Brasil nos últimos dias obrigou usinas hidrelétricas a liberar água sem gerar energia. As informações são do ONS, o Operador Nacional do Sistema Elétrico.

O vertedouro de Furnas precisou ser reaberto depois de 11 anos. O volume útil do reservatório está em quase 90%.

A hidrelétrica de Itaipu, a segunda maior do mundo, também abriu algumas das comportas depois de 15 meses. Metade das 160 usinas integrantes do sistema interligado nacional está com os vertedouros abertos – eles servem para liberar o excesso de água, e controlar o nível dos reservatórios.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog

Notícias do Pacífico II: O Climate Prediction Center (CPC) dos Estados Unidos indica em seu boletim de 11/09/25 que as condições de La Niña no Pacífico Equatorial estão em desenvolvimento, com probabilidade de 71% durante outubro – dezembro de 2025. Posteriormente a probabilidade diminui para 54% no período de dezembro de 2025 a fevereiro de 2026. De acordo com o boletim de 11/09/2025 do Climate Prediction Center (CPC) dos Estados Unidos, as condições de La Niña estão em desenvolvimento no Pacífico Equatorial, com 71% de probabilidade de ocorrência entre outubro e dezembro de 2025. Para o período de dezembro de 2025 a fevereiro de 2026, essa probabilidade cai para 54%.

Você sabe o que é El Niño e La Niña?