/////

Análise de Risco Ecológico da Bacia do Rio Paraguai

2 minutos de leitura
1

analise-de-risco-ecologico-da-bacia-rio-paraguaiO objetivo deste estudo é identificar a situação dos componentes ecológicos que garantem a integridade dos sistemas aquáticos na bacia. Esta análise subsidiará os governos dos quatro países que a compartilham, assim como a sociedade civil organizada, para que desenvolvam uma agenda de adaptação do Pantanal às alterações do clima e busquem a sua implantação, para aumentar a resiliência e diminuir a vulnerabilidade da bacia. Os resultados desse estudo também podem promover a gestão integrada e transfronteiriça dos recursos hídricos.

Apesar da sua importância ecológica e econômica, os ambientes aquáticos da Bacia do rio Paraguai são constantemente ameaçados pela degradação, especialmente nos planaltos e chapadões que circundam o Pantanal, onde nascem os principais rios que mantêm viva a planície, em áreas de Cerrado. Sendo assim, é fundamental conhecer como ameaças, isoladas ou em conjunto, afetam sua integridade ecológica, pois as mudanças climáticas podem aumentar a força e quantidade de inundações ou secas, por exemplo.

Este estudo ajuda no entendimento de que as características únicas da Bacia do rio Paraguai dependem da inter-relação entre o planalto e a planície. Logo, quaisquer ações que possam causar impacto nos sistemas hidrológicos no planalto têm como consequência impactos na planície. Impactos negativos no planalto, onde estão as cabeceiras dos rios que drenam a planície, transferem problemas de montante à jusante na bacia.

Faça o download da publicação: Análise de risco ecológico da bacio do rio paraguai

1 Comment

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog