////

Projeto Implementação de Prática de Gerenciamento Integrado de Bacia Hidrográfica para o Pantanal e Bacia do Alto Paraguai

2 minutos de leitura

iscas-vivas-comunidadesEste relatório contém os resultados das ações empreendidas junto aos pescadores de iscas vivas do Pantanal em Mato Grosso do Sul, entre os anos de 2000 e 2003. Nele são apresentados dados relativos à sócio-economia dos municípios do sul pantaneiro; o mapeamento e diagnóstico das condições de vida dos pescadores de iscas da região; um diagnóstico das técnicas e instrumentos de trabalho próprios daquela atividade e propostas para a implementação de práticas de captura de iscas cada vez mais condizentes com o ideal de sustentabilidade da vida e do ambiente pantaneiros.

O documento resulta dos levantamentos e ações do Subprojeto 5.1 MS: Diretrizes para o Manejo Sustentável da Atividade de Coleta de Iscas Vivas no Pantanal em Mato Grosso do Sul, parte integrante do Projeto de implementação de práticas de gerenciamento integrado de bacia hidrográfica para o Pantanal e Alto Paraguai (ANA/GEF/PNUMA/OEA), que visa proceder à pesquisa das condições de vida dos trabalhadores da isca e a implementação de atividades mitigadoras dos riscos ambientais que envolvem a prática da coleta de iscas e que propiciem a melhora das condições de trabalho dos catadores de iscas.

Faça o download da publicação: Projeto Implementação de Prática de Gerenciamento Integrado de Bacia Hidrográfica para o Pantanal e Bacia do Alto Paraguai

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog

Lula não listou hidrovias. Em um evento na via Dutra, no Rio de Janeiro, Lula respondeu a um questionamento sobre falta de ferrovias no Brasil, afirmando que “O Brasil não precisa apenas de rodovias. Precisa de ferrovias. E precisa recuperar a sua cabotagem. Porque a gente precisa de transporte marítimo, rodoviário e ferroviário. É esta combinação intermodal que vai permitir que o nosso país dê um salto de qualidade”. No caso da Hidrovia Paraguai Paraná pretendida pela ANTAQ – dragagens e derrocagens – seria um bom sinal? Com as chuvas e recuperação do nível do rio Paraguai a Hidrovia voltou a operar em seu ritmo normal, o que é muito positivo.