//

2023 começa com reservatórios cheios para abastecimento de água e de energia

8 minutos de leitura
Foto: Luiz Coelho/ WikiCommons

Via G1

O Brasil começou 2023 com uma situação diferente de anos anteriores nos reservatórios de abastecimento de água e de geração de energia.

A chuva que caiu em várias partes do Brasil nos últimos dias obrigou usinas hidrelétricas a liberar água sem gerar energia. As informações são do ONS, o Operador Nacional do Sistema Elétrico.

O vertedouro de Furnas precisou ser reaberto depois de 11 anos. O volume útil do reservatório está em quase 90%.

A hidrelétrica de Itaipu, a segunda maior do mundo, também abriu algumas das comportas depois de 15 meses. Metade das 160 usinas integrantes do sistema interligado nacional está com os vertedouros abertos – eles servem para liberar o excesso de água, e controlar o nível dos reservatórios.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog

Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) são entregues às brigadas comunitárias do Trevo Carandazal e Bandeira, em Miranda (MS). A entrega dos EPIs marca a concretização de todo um processo conduzido pela especialista da Ecoa, Fernanda Cano, responsável pela mobilização comunitária, levantamento de brigadistas ativos/as, aquisição e organização logística dos equipamentos, além da articulação local para viabilizar a formação. A iniciativa integra o projeto Fortalecendo Brigadas Comunitárias Voluntárias e Ações de Manejo Integrado do Fogo, apoiado pelo Fundo Casa Socioambiental em parceria com o Juntos pelo Pantanal, projeto do Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ), com apoio do GEF Terrestre, por meio do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio). A Prefeitura de Miranda também colabora com a ação, que conta com a parceria técnica do Prevfogo/Ibama.

VEJA MAIS: Brigada é criada em área estratégica para prevenção de incêndios em Miranda (MS)