/

Milhares de nascentes e milhões de hectares de solos recuperados – dois necessários programas para o Brasil

2 minutos de leitura
Proteção de nascentes contribui para a conservação da água. Foto:IDR Paraná

– Nascentes no Paraná e solos no Mato Grosso do Sul terão programas fundamentais para a economia e o ambiente.

Os últimos dias trouxeram duas informações cruciais para o futuro econômico e ambiental do Brasil, ainda em escalas regionais. A primeira delas foi o anúncio de que o Governo do Paraná investirá, através da Seab (Secretaria de Estado da Agricultura) e o IDR-PR (Instituto de Desenvolvimento Rural), na recuperação de 30 mil nascentes em todo o estado até o ano de 2026. O estado tem seu território na bacia do rio Paraná, tendo sido desmatado para a implantação pecuária e a agricultura intensiva.

Vale lembrar que a bacia do Paraná, formadora da bacia do rio da Prata, passou por uma crise de água em 2020/21, a qual a perdas na agricultura, na geração de energia e também acarretou problemas para a navegação.

A outra informação importante para o país veio do Governo Federal, com o anúncio de que lançará um programa de recuperação de 1,8 milhão de hectares de solos degradados no estado de Mato Grosso do Sul. Um financiamento será oferecido aos proprietários rurais, no valor de 15 mil reais por hectare. O programa estará a cargo do Ministério da Agricultura e em sintonia com o anunciado pelo presidente Lula durante a campanha eleitoral: a recuperação de 30 milhões de hectares de solos degradados para aumentar a produção agropecuária sem desmatamento. Recuperar solos é também “plantar água”.

Mato Grosso do Sul é parte da bacia do rio Paraná, tendo seu território drenado em parte para o rio Paraná e parte para o rio Paraguai, onde está o Pantanal.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog