//

Rede Pantanal solicita ao Ministério Público Federal investigação sobre dragagem no Pantanal

1 min de leitura
Foto: Arquivo Ecoa

A Rede Pantanal enviou uma carta ao Procurador Federal que atua em Corumbá (MS), Leandro Bacich Scarabel Soares, solicitando investigação sobre obras de dragagem no Pantanal.

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) anunciou que Ordens de Serviço seriam expedidas para dragagem nos rios Madeira e Paraguai. No caso do rio Paraguai, rio que atravessa o Pantanal, a nota informa que a obra seria realizada no trecho norte do Rio Paraguai, entre os municípios de Cáceres (MT) e Corumbá (MS).

O que é dragagem e como isso ameaça o Pantanal?

O texto destaca que “as mudanças climáticas e a sucessão de eventos extremos na bacia do rio Paraguai requerem novos parâmetros para a tomada de qualquer decisão quanto a iniciativas relacionadas ao Pantanal. Obras como as que podem vir da Ordem de Serviço do DNIT para serem executadas nas condições hidrológicas atuais certamente serão um claro desperdício de recursos públicos”.

Leia a carta completa aqui: Carta ofício Rede Pantanal.

Texto publicado em 24 de julho de 2024

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog

Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) são entregues às brigadas comunitárias do Trevo Carandazal e Bandeira, em Miranda (MS). A entrega dos EPIs marca a concretização de todo um processo conduzido pela especialista da Ecoa, Fernanda Cano, responsável pela mobilização comunitária, levantamento de brigadistas ativos/as, aquisição e organização logística dos equipamentos, além da articulação local para viabilizar a formação. A iniciativa integra o projeto Fortalecendo Brigadas Comunitárias Voluntárias e Ações de Manejo Integrado do Fogo, apoiado pelo Fundo Casa Socioambiental em parceria com o Juntos pelo Pantanal, projeto do Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ), com apoio do GEF Terrestre, por meio do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio). A Prefeitura de Miranda também colabora com a ação, que conta com a parceria técnica do Prevfogo/Ibama.

VEJA MAIS: Brigada é criada em área estratégica para prevenção de incêndios em Miranda (MS)