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Passado e presente juntos: imagem mostra ferrovia Noroeste Brasil e BR-262

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À frente, rodovia BR-262 e ao fundo a ferrovia. Foto: Fernanda Cano / Acervo Ecoa.

Uma imagem feita pela analista de conservação e especialista da Ecoa, Fernanda Cano, mostra o passado e o presente juntos: a ferrovia Noroeste Brasil paralela à rodovia BR-262.

A ferrovia ao fundo, está no trecho do município de Miranda e segue para Corumbá, ambos em Mato Grosso do Sul.

A bela ponte ferroviária sobre o rio Paraguai, a jusante da cidade de Corumbá (MS), foi tombada pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – o Iphan – como Patrimônio Histórico, de acordo com publicação do Diário Oficial da União do dia 18 de março de 2016.

Foi projetada como parte da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil (FENOB). Originalmente chamava-se Barão do Rio Branco.

Começou a ser construída no dia 1º de outubro de 1938 e ficou pronta nove anos depois, sendo inaugurada no dia 21 de setembro 1947, quando o nome mudou para Eurico Gaspar Dutra, o presidente da república da época. Nela trabalharam 2,1 mil operários durante quase 9 anos

Trecho da ferrovia sobre o rio Miranda, no município de Miranda (MS), próximo ao povoado de Salobra. Foto: Fernanda Cano.

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