/

A alegria da primeira produção: família no Pantanal colhe mais de 12 kg de mel

2 minutos de leitura
Rosely dos Santos com a primeira produção de mel.

A família de Rosely dos Santos Bastos, moradora da Ilha do Baguari na comunidade São Francisco, a 150 km de Corumbá (MS), celebra a primeira produção de mel, que totalizou mais de 12 kg e foi cuidadosamente processada no Centro de Processamento da Ecoa, localizado no Porto Amolar, 206 quilômetros ao norte da cidade de Corumbá.

A colheita de mel contribui diretamente com a renda das famílias e é uma alternativa à pesca e outras atividades tradicionais afetadas por eventos climáticos extremos.

Tido como o “mais puro do mundo”, o mel da região da Serra do Amolar, no Pantanal pode ser apresentado como tal porque é produzido em uma região isolada, a centenas de quilômetros das áreas de agricultura com aplicação de agrotóxicos, sendo outro elemento de garantia de qualidade a distância de qualquer núcleo urbano – a região não é alcançada por estradas, somente por barco, pelo rio Paraguai, ou de avião.

Programa Oásis

O Programa Oásis, desenvolvido pela Ecoa, visa a proteção dos polinizadores em diferentes nichos, incluindo cidades. Os projetos e ações do Programa compreendem pesquisas em diferentes áreas, incluindo a das mudanças climáticas; a educação com relação às diferentes espécies e seu papel nos ambientes; os riscos do uso de pesticidas na cidade e no meio rural; a contenção de desmatamentos; a formação de brigadistas contra queimadas e a produção apícola e de abelhas nativas sem ferrão em regiões livres de agrotóxicos, dentre outras iniciativas de acordo com cada região.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.