A Ecoa participou da 9ª Expedição Pantanal, entre os dias 10 e 15 de novembro, ação organizada pelo capitão Jorge Manoel Martins Júnior, comandante da Polícia Militar Ambiental (PMA) em Corumbá (MS) e promovida pelo 1° Batalhão da Polícia Militar Ambiental (1° BPMA/MS), para levar atendimento médico, atividades de conscientização ambiental e apoio social às comunidades locais.
Durante a jornada de cerca de 700 km ao longo do Rio Paraguai, foram oferecidos atendimentos médicos, distribuição de cestas básicas e brinquedos. Além disso, a equipe da expedição realizou oficinas e palestras sobre preservação ambiental, segurança em situações de risco e técnicas de reflorestamento. A Ecoa auxiliou na mobilização das comunidades e organização de atendimentos sociais, ações ambientais e doações.
O Projeto Florestinha, promovido pela Polícia Militar Ambiental, ofereceu aos jovens oficinas e palestras sobre biodiversidade, reciclagem e conservação do ecossistema local.
A Expedição Pantanal parte da necessidade de ações de apoio social em regiões isoladas e de difícil acesso. As ações realizadas são significativas para a população e deixam claro que o trabalho de apoio às comunidades ribeirinhas e de preservação ambiental deve ser contínuo, mesmo diante de desafios logísticos e estruturais.
Sobre a Expedição Pantanal
O projeto, idealizado há nove anos pelo Major PM Diego da Silva Ferreira Rosa, hoje subcomandante do 1° BPMA/MS, conecta a PMA e várias instituições, que trabalham com o bem-estar das comunidades regionais e a conservação do Pantanal, com povos e comunidades tradicionais da região. A iniciativa acontece ao final de cada ano.
Historicamente, a Ecoa é parceira da Expedição Pantanal, apoia e participa de ações que promovem segurança, educação e prevenção nas áreas isoladas do Pantanal, além de fortalecer a conservação da biodiversidade.