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Hidrovia Paraná Paraguai: A perigosa possibilidade de intervenção na bela ponte férrea no rio Paraguai, tombada pelo Iphan

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Na apresentação da Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários) sobre a concessão da Hidrovia Paraná Paraguai, realizada no dia 06/10/02 em Brasilia, com transmissão pelo Youtube, uma imagem chamou a atenção dentre as colocadas na tela da apresentação inicial: a da bela ponte ferroviária sobre o rio Paraguai, uma obra prima arquitetônica e de engenharia tombada pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – o Iphan – como Patrimônio Histórico.

Ponte ferroviária sobre o rio Paraguai, a jusante da cidade de Corumbá (MS), foi tombada pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – o Iphan – como Patrimônio Histórico em 2016.
Foto: Vanessa Spacki (acervo Ecoa)

A ponte é apontada como um dos pontos do rio Paraguai passível de ter “melhoria” para a passagem dos enormes comboios de barcaças. Estariam os promotores da privatização do rio prevendo intervenções na ponte?

O Pantanal é mais – uma ponte para amar

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Lula não listou hidrovias. Em um evento na via Dutra, no Rio de Janeiro, Lula respondeu a um questionamento sobre falta de ferrovias no Brasil, afirmando que “O Brasil não precisa apenas de rodovias. Precisa de ferrovias. E precisa recuperar a sua cabotagem. Porque a gente precisa de transporte marítimo, rodoviário e ferroviário. É esta combinação intermodal que vai permitir que o nosso país dê um salto de qualidade”. No caso da Hidrovia Paraguai Paraná pretendida pela ANTAQ – dragagens e derrocagens – seria um bom sinal? Com as chuvas e recuperação do nível do rio Paraguai a Hidrovia voltou a operar em seu ritmo normal, o que é muito positivo.