//

O Pantanal em 4 tempos: Um livro que é também um instrumento de luta em defesa do Pantanal

1 min de leitura
Percival Lelo Gomes. Acervo pessoal.

Escrito por Percival Lelo Gomes e Esmael Custódio, “O Pantanal em Quatro Tempos” é uma narrativa cativante voltada para o público infantojuvenil. A obra acompanha a saga de um grupo de crianças que, movidas pela coragem e pelo amor à natureza, lutam para salvar a terceira maior reserva da biosfera do planeta. Mais do que uma história, é um chamado para despertar a consciência ambiental e inspirar novas gerações.

Lelo conta que a ideia para a história do livro começou em 1986, durante um protesto contra a instalação de usinas de álcool no Pantanal. Anos depois, por sugestão das filhas, ganhou forma de livro ilustrado e traduzido para diversos idiomas, incluindo o terena, língua indígena mais falada no Mato Grosso do Sul.

Com ilustrações de Wanick Correa e apoio dos professores Esmael Custódio e Janyne Nogueira Ribeiro, o livro reforça a importância da educação e da cultura na preservação do Pantanal.

Para adquirir “O Pantanal em Quatro Tempos” acesse www.opantanalem4tempos.com.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog

Lula não listou hidrovias. Em um evento na via Dutra, no Rio de Janeiro, Lula respondeu a um questionamento sobre falta de ferrovias no Brasil, afirmando que “O Brasil não precisa apenas de rodovias. Precisa de ferrovias. E precisa recuperar a sua cabotagem. Porque a gente precisa de transporte marítimo, rodoviário e ferroviário. É esta combinação intermodal que vai permitir que o nosso país dê um salto de qualidade”. No caso da Hidrovia Paraguai Paraná pretendida pela ANTAQ – dragagens e derrocagens – seria um bom sinal? Com as chuvas e recuperação do nível do rio Paraguai a Hidrovia voltou a operar em seu ritmo normal, o que é muito positivo.