//////

Projeto “Criança das Águas” realiza formação para professores

3 minutos de leitura
Escola das Águas (Foto: Arquivo Ecoa)

Professores das Escolas das Águas e da área rural a de Corumbá participam, de 6 a 11 de julho de 2009, do curso “Educação Ambiental nas Águas do Pantanal”. Metodologias de ensino diferenciadas e contextualizadas à região pantaneira serão desenvolvidas de forma participativa com 40 educadores. Nas Escolas das Águas o calendário é especial, já que o ir e vir das águas do Pantanal não permite o mesmo calendário letivo das instituições de ensino urbanas. Todos os anos as atividades escolares são definidas conforme o ciclo de cheia e seca do Pantanal, devido às dificuldades de transporte. São mais de 400 alunos que todos os dias se locomovem para a aula em barcos cedidos pelas escolas. Aqueles que vivem em regiões mais afastadas ficam alojados na escola, em regime de semi-internato, e retornam para suas casas no fim de semana.

Em virtude das características diferenciadas das escolas do Pantanal, a ideia do curso é levar aos educadores informações que subsidiem um ensino voltado à valorização do ambiente e dos conhecimentos locais vivenciados pelas “crianças das águas”. A programação do curso é composta de aulas, oficinas de práticas de ensino, comunicação e aulas de campo. Foram convidados especialistas de diversas áreas que, preferencialmente desenvolvem suas pesquisas na região pantaneira.

Além do curso de educação ambiental, o projeto Crianças das Águas agrega diversas atividades de saúde, educação e meio ambiente para melhoria da qualidade de vida das comunidades ribeirinhas do Porto da Manga, Paraguai Mirim e Barra do São Lourenço. Estão programadas para 2009: intervenções de saúde, em parceria com a Marinha do Brasil, a formação de agentes de saúde da criança, atividades de percepção ambiental com a comunidade escolar e também a implantação do projeto piloto de uma rádio escola.

O curso “Educação Ambiental nas Águas do Pantanal” ocorre de 6 a 11 de julho de 2009, a partir das 8 horas, em Corumbá (MS), no Centro Educacional, que fica na rua Delamare, 1557, Centro. A iniciativa faz parte do projeto “Crianças das Águas – Pantanal: identidade e cidadania”, da ONG Ecoa, com apoio do Criança Esperança e, em parceria com a Secretaria Executiva de Educação de Corumbá, Embrapa Pantanal, Ibama (Unidade Regional Corumbá), UFMS, Núcleo de Ecomunicadores dos Matos e Rede Aguapé.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog