/

A alegria da primeira produção: família no Pantanal colhe mais de 12 kg de mel

2 minutos de leitura
Rosely dos Santos com a primeira produção de mel.

A família de Rosely dos Santos Bastos, moradora da Ilha do Baguari na comunidade São Francisco, a 150 km de Corumbá (MS), celebra a primeira produção de mel, que totalizou mais de 12 kg e foi cuidadosamente processada no Centro de Processamento da Ecoa, localizado no Porto Amolar, 206 quilômetros ao norte da cidade de Corumbá.

A colheita de mel contribui diretamente com a renda das famílias e é uma alternativa à pesca e outras atividades tradicionais afetadas por eventos climáticos extremos.

Tido como o “mais puro do mundo”, o mel da região da Serra do Amolar, no Pantanal pode ser apresentado como tal porque é produzido em uma região isolada, a centenas de quilômetros das áreas de agricultura com aplicação de agrotóxicos, sendo outro elemento de garantia de qualidade a distância de qualquer núcleo urbano – a região não é alcançada por estradas, somente por barco, pelo rio Paraguai, ou de avião.

Programa Oásis

O Programa Oásis, desenvolvido pela Ecoa, visa a proteção dos polinizadores em diferentes nichos, incluindo cidades. Os projetos e ações do Programa compreendem pesquisas em diferentes áreas, incluindo a das mudanças climáticas; a educação com relação às diferentes espécies e seu papel nos ambientes; os riscos do uso de pesticidas na cidade e no meio rural; a contenção de desmatamentos; a formação de brigadistas contra queimadas e a produção apícola e de abelhas nativas sem ferrão em regiões livres de agrotóxicos, dentre outras iniciativas de acordo com cada região.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog