//////

A Ecoa, a pandemia e as comunidades no Pantanal

2 minutos de leitura
Povo das Águas
Entrega de máscaras do projeto Povos das Águas (Foto: Clóvis Neto)

Galões de água seguem de barco para a comunidade da Barra do rio São Lourenço.

VEJA AQUI: No informe anterior mostramos as ações e estratégias frente aos incêndios.

Caminhão carregado com água potável para a comunidade de Barra de São Lourenço (Arquivo/Ecoa)

Desde o início da pandemia, a Ecoa desenvolve ações para a proteção das famílias mais fragilizadas no Pantanal. Para tanto, valeu-se das redes com as quais trabalha (Rede de Mulheres Produtoras do Cerrado e Pantanal – CerraPan e Rede Clima Pantanal, principalmente) e de parcerias que deram suporte estratégico ao trabalho como o Comitiva Esperança, o Ministério Público do Trabalho e o Programa Povo das Águas da Prefeitura de Corumbá/MS.

Empresas e muitas pessoas físicas também contribuíram diretamente. Agora, por exemplo, a doutoranda Silvia Santana, cuidou de arrecadar o dinheiro necessário para a compra de galões de água para as 25 famílias da Barra do rio São Lourenço e a Ecoa enviará em uma viagem de 200 quilômetros pelo rio Paraguai.

Foram distribuídas máscaras, material de higiene e alimentos. Para garantir que as famílias mais necessitadas fossem atendidas, a Ecoa realizou uma investigação com ajuda de lideranças nos territórios e, em breve, divulgaremos os resultados. Muitas famílias – mais do que imaginávamos – estavam necessitando de alimentos.

Como ajudar o Pantanal?

Nathália Ziolkowski é uma das coordenadoras dos trabalhos sobre Covid-19 no Pantanal, pela Ecoa, e coordena a Secretaria da CerraPan (Foto: Iasmim Amiden)

Para apoiar as ações de prevenção e combate aos incêndios Pantanal, a Ecoa está recebendo doações. Os recursos são destinados ao suporte logístico e aquisição de equipamentos para as brigadas comunitárias, que estão na linha de frente contra o fogo que assola o Pantanal.

Para doar qualquer valor, clique aqui.

Foto de Capa: Clóvis Neto – Prefeitura Municipal de Corumbá/MS

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog