Alerta Pantanal: Sétima onda de calor do ano fará termômetros passarem de 40°C em várias regiões

3 minutos de leitura
Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil.
  • Com tempo extremamente seco e umidade do ar muito baixa, 7ª onda de calor do ano, traz uma preocupação ainda maior pelo aumento dos incêndios.

Via ClimaInfo

Nesta semana o Brasil enfrenta sua 7ª onda de calor do ano. Em meio a um cenário de tempo extremamente seco e umidade do ar muito baixa, a nova onda de calor traz uma preocupação a mais: a possibilidade de aumentar os incêndios que assolam diversas regiões do país. Sem falar nos termômetros nas alturas, que, junto com a fumaça, trazem mais um alerta para a saúde das pessoas.

Os estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rio De Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além do sul de Goiás e o Triângulo Mineiro, terão temperaturas subindo entre 5°C e 10°C acima da média nesta semana. Em outras áreas o aumento será mais moderado, com temperaturas de 3°C a 5°C acima do normal para a época, explica o Climatempo. As máximas ficam perto e acima dos 40°C em diversas regiões, com umidade relativa do ar muito baixa.

Em São Paulo, na capital, medições do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) na 3ª feira (24/9) nas estações meteorológicas convencional e automática no Mirante de Santana, na zona norte, registraram 35,1°C, às 15h. Superou os 34,7°C de 16 de março, até então o dia mais quente de 2024, só que em pleno verão. Para hoje, a previsão aponta para 36°C de máxima, ou seja, o calorão tende a aumentar, destaca a Folha. Mas a situação é ainda mais crítica no interior paulista, onde as temperaturas podem alcançar 40 °C durante a semana, informa a Jovem Pan.

Também ontem, a rede de estações do INMET registrou máxima de 37°C em Foz do Iguaçu (PR); 39,9°C em Valparaíso (SP); 42,8°C em Aquidauana (MS); 42,7°C em Cuiabá (MT); 41,9°C em Aragarças (GO); e 39,8°C em Campina Verde (MG).

Já no Rio Grande do Sul, apesar do calor, várias regiões do estado, notadamente as sul e oeste, registraram na 3ª feira (24/9) alta umidade, com tempo muito instável, chuva forte, granizo, vendavais e intensa queda de raios, detalha o MetSul.

Tupi FMDiário do Centro do MundoOlhar Digital e ICL Notíias também noticiaram a 7ª onda de calor que atinge o Brasil neste ano.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog

Lula não listou hidrovias. Em um evento na via Dutra, no Rio de Janeiro, Lula respondeu a um questionamento sobre falta de ferrovias no Brasil, afirmando que “O Brasil não precisa apenas de rodovias. Precisa de ferrovias. E precisa recuperar a sua cabotagem. Porque a gente precisa de transporte marítimo, rodoviário e ferroviário. É esta combinação intermodal que vai permitir que o nosso país dê um salto de qualidade”. No caso da Hidrovia Paraguai Paraná pretendida pela ANTAQ – dragagens e derrocagens – seria um bom sinal? Com as chuvas e recuperação do nível do rio Paraguai a Hidrovia voltou a operar em seu ritmo normal, o que é muito positivo.