Ambientalista fala sobre impactos de hidrelétricas no Pantanal

2 minutos de leitura

Texto originalmente publicado em: 21/07/09

Em entrevista para o jornal online Coxim Agora, do município de Coxim – MS, Nilo Peçanha Coelho Filho, coordenador técnico do COINTA – Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia Hidrográfica do Taquari, fala sobre os impactos da instalação de hidrelétricas na região.

Nilo, que trabalha a 19 anos na bacia do rio Taquari, afirma que a instalação das PCHs – Pequenas Centrais Hidreléteicas, podem gerar alto impacto negativo na fauna e na flora local, além de representarem uma ameaça ao ciclo de cheias e secas da região, o que afetaria diretamente na economia local, que depende dessa dinâmica.

O entrevistado ainda fala sobre os riscos eminentes de desastres por inundações, em caso de rompimento das barragens em decorrência das chuvas torrenciais, que ocorrem na região num ciclo de dez anos.

Um dado interessante exposto por Nilo é que a implantação das barragens pode afetar cerca de 400 empreendimentos existentes em Coxim, cadastrados no PDTUR – Plano de Desenvolvimento do Turismo, programa do Ministério do Turismo do Governo Federal e da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, que sobrevivem direta e indiretamente de atividades ligadas ao turismo e da pesca, envolvendo em torno de cinco mil pessoas.

Leia a entrevista com Nilo Peçanha Coelho Filho na íntegra aqui.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog

Pantanal

O Pantanal é reconhecidamente uma parte do Planeta com características especiais e particulares, características essas que