ANA deixa quase 3 meses ‘quebrada’ a estação medidora do nível do rio Paraguai em Bela Vista do Norte, local estratégico para se saber das águas do Pantanal, localizado entre MT, MS e a Bolívia

1 min de leitura
Print da publicação da Marinha do Brasil de hoje mostra, por fim, a estação de Bela Vista do Norte informando.

A Marinha do Brasil informou para a Ecoa que a estação medidora de Bela Vista do Norte ficou desativada de 29/07 até o dia 19/09 por falha da Agência Nacional de Águas (ANA), responsável pela operação do equipamento. Um grave problema sob vários aspectos, dentre eles as condições de navegação e a possibilidade de estabelecer cenários para o rio Paraguai a jusante.

Essa estação é das mais importantes por permitir aferir as águas vindas de uma extensa região, incluindo o Norte e o Oeste, onde estão bacias bolivianas parte da bacia hidrográfica do rio Paraguai.

A Ecoa tem a estação como referência por uma série de questões, dentre elas também as condições de navegação para seus barcos e possibilitar cenários de futuro de curto prazo para serem mostrados quanto a cheias e secas para as comunidades a jusante. Hoje, dia 20/09, a estação registra 2,37 metros, mais baixo que no mesmo dia de 2020, quando registrou 2,64 metros. O ano de 2020 foi o de outra grande seca e incêndios devastadores.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog