///

Análise dos impactos da COVID-19 na demanda global de energia e as emissões de CO2

2 minutos de leitura
Global Energy 2020

Via IEA

Texto traduzido da Agência Internacional de Energia:

“Nossa análise dos dados diários até meados de abril mostra que os países com bloqueio total estão sofrendo um declínio médio de 25% na demanda de energia por semana e os países com bloqueio parcial um declínio médio de 18%. Dados diários coletados para 30 países até 14 de abril, representando mais de dois terços da demanda global de energia, mostram que a depressão da demanda depende da duração e do rigor dos bloqueios.

(…)

Em nossa estimativa para 2020, a demanda global de eletricidade cai 5%, com reduções de 10% em algumas regiões. As fontes de baixo carbono superariam em muito a geração a carvão em todo o mundo, ampliando a liderança estabelecida em 2019.

Prevê-se que as emissões globais de CO2 caiam 8%, ou quase 2,6 gigatoneladas (Gt), para níveis de 10 anos atrás. Essa redução ano a ano seria a maior de todos os tempos, seis vezes maior que a redução recorde anterior de 0,4 Gt em 2009 – causada pela crise financeira global – e duas vezes maior que o total combinado de todas as reduções anteriores desde o final da segunda guerra mundial. Como após crises anteriores, no entanto, a recuperação das emissões pode ser maior que o declínio, a menos que a onda de investimentos para reiniciar a economia seja dedicada a uma infraestrutura de energia mais limpa e mais resiliente“.

Foto de Capa: Getty Images

Iasmim Amiden

Jornalista e Coordenadora do Programa Oásis da Ecoa.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog