//////

Mais de 260 organizações de todo o mundo dizem ao governo chinês que frente a COVID-19, ajuda prometida deve ser dirigida a projetos de qualidade

4 minutos de leitura

Mais de 260 grupos da sociedade civil de todo o mundo solicitam às autoridades chinesas que a ajuda prometida para projetos com problemas causados pela COVID-19, não seja direcionada a projetos nocivos.

A Ecoa é uma das organizações que firma o documento.

No dia 29 de abril de 2020, mais de 260 grupos da sociedade civil de todo o mundo solicitaram ao governo chinês que assegure que a ajuda financeira relacionada à COVID-19 para projetos em dificuldades flua apenas para investimentos no exterior de alta qualidade que satisfizessem critérios rigorosos específicos e evitassem o resgate de projetos já envolvidos em problemas ambientais, sociais, de biodiversidade, climáticos ou financeiros antes do início da COVID-19.

Em fevereiro de 2020, o Ministério do Comércio da China e o Banco de Desenvolvimento da China (CDB) emitiram conjuntamente um aviso criando um mecanismo para direcionar financiamento para os projetos da “Belt Road” (Rota da Seda) que foram impactados pela pandemia COVID-19. O anúncio instrui os departamentos locais de comércio e as empresas estatais centrais a coletar informações sobre projetos no exterior afetados pelo surto e transmitir essas informações ao CDB, que considerará a possibilidade de fornecer ajuda financeira para colocar os projetos de volta aos trilhos. Fundamentalmente, o aviso declara que projetos de “alta qualidade”, “legalmente compatíveis” e com “riscos controláveis” podem se qualificar para receber ajuda financeira relacionada à COVID-19.

Na declaração os grupos da sociedade civil, destacaram 60 projetos patrocinados pela China nos setores de mineração, papel e celulose, energia hidrelétrica, infraestrutura, combustível fóssil e outros que não atendem a esses critérios e estabeleceram dez princípios específicos que, se presentes, poderiam ajudar a garantir que os projetos sejam de “alta qualidade”. Isso inclui garantir avaliações confiáveis ​​e robustas do impacto ambiental; obter consentimento livre e informado das pessoas afetadas; comprometer-se a não impactar em áreas-chave da biodiversidade e garantir o alinhamento às normas e melhores práticas internacionais e às políticas de finanças verdes da China, dentre outras.

O mundo continua a responder à crise da COVID-19, as economias estão se contraindo, o desemprego aumentando e os principais projetos de desenvolvimento estão paralisados. Na medida que encontrarmos maneiras de gerenciar a crise e começarmos a lidar com os danos causados ​​pela pandemia, os atores chineses e os do desenvolvimento global precisam considerar seriamente que a baixa qualidade e os investimentos de alto risco podem não apenas levar a impactos ambientais, sociais, climáticos e de biodiversidade negativos, mas também pode facilitar a propagação de doenças, como consequência da invasão de ecossistemas não perturbados.

Em um mundo pós COVID-19 os atores globais precisarão tomar medidas mais fortes e decisivas para estabilizar e revitalizar a economia global de maneira ecologicamente segura, orientada para as pessoas e sustentável, e garantir que qualquer alívio financeiro relacionado a COVID-19 seja alocado a projetos e investimentos totalmente apoiados e beneficiados pelas comunidades locais, alinhados aos padrões internacionais e às melhores práticas, que preservem os ecossistemas do planeta, cada vez mais frágeis.

Para ler o documento original na íntegra em inglês, clique aqui.

Foto de Capa: @martinsanchez via Unsplash

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog