APA Baía Negra ganha R$28.000,00 no Caldeirão do Huck e quer angariar mais fundos com vaquinha virtual

3 minutos de leitura

A Área de Proteção Ambiental (APA) Baía Negra, localizada no Pantanal do Mato Grosso do Sul, município de Ladário, esteve representada no último Caldeirão do Huck (Rede Globo), que foi exibido no sábado, 6 de março, pela gestora ambiental do IBAMA, Thainan Bornato, 28, e pela ribeirinha e agente comunitária de saúde Maria de Lourdes de Arruda, 52. O programa as contactou por meio da Ecoa.

Juntas, Thainan e Lourdes venceram diversos desafios impostos pelo quadro “The Wall”, no qual bolas brancas são jogadas do alto de uma parede alta, depois de serem respondidas perguntas feitas pelo apresentador Luciano Huck. As bolas vão caindo, sendo direcionadas a pontuações que ficam na base da parede, que correspondem a quantidades em dinheiro que se pode ganhar ou perder, de acordo com o momento do jogo. Levaram para casa R$28.713,00.

“Foi uma experiência inédita na minha vida.”, disse Lourdes à Ecoa. “Foi muito gratificante poder falar em rede nacional sobre as unidades de conservação, sobre a APA Baía Negra, sobre a comunidade, sobre o Pantanal. Foi uma oportunidade única da gente dar visibilidade para as nossas ações e para a região.”, relatou Thainan.

O prêmio irá servir para investirem na brigada de incêndio da APA Baía Negra, que foi criada em 2019 com apoio do PrevFogo, IBAMA, e com o apoio da Ecoa, que doou equipamentos individuais. “Iremos comprar equipamentos como moto-bomba, sopradores, e, quem sabe, um quadriciclo, para que a gente possa ter a locomoção com os equipamentos, porque a maioria dos moradores não tem carro.”, explicou Thainan. Ela disse ainda que “muito provavelmente esse dinheiro não vai dar para comprar tudo o que a gente deseja e é por isso que estamos buscando parcerias e montamos uma vaquinha.”.

Acesse a vaquinha virtual clicando aqui.

Segundo dona Lourdes, desde janeiro não há focos de incêndio na APA Baía Negra. No entanto, é preciso se preparar para os momentos de maior seca. Thainan explica que além das brigadas, os principais objetivos da APA de agora são projetos de saneamento básico e de turismo, para que renda possa ser gerada para além da pesca artesanal.

Houve grande repercussão pela participação no programa na cidade de Corumbá e entre os profissionais do IBAMA. Além disso, o instagram da APA Baía Negra passou de 1.800 seguidores para 4.700.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog